Pular para o conteúdo principal

Pedagogia de Projetos ou Projetos de Aprendizagem


https://www.emaze.com/@ALFIWWZF/m%C3%B3d-IV---Rel.-Interpessoal-e-Adm-Conflitos---apresenta%C3%A7%C3%A3o.pptx

Existem diversos tipos de trabalhos feitos nas escolas que são denominados Projetos. 
Conforme Fagundes, Maçada e Sato, apud, SCHLEMMER, Eliane D.R. (2001, p.14), existem diferentes tipos de trabalhos pedagógicos nas escolas, mas é importante identificarmos se estamos nos referindo a  Projetos de Ensino ou Projetos de Aprendizagem. As diferenças entre os Projetos são evidenciadas conforme as estratégias utilizadas pelos Professores.
Conforme NOGUEIRA, N.R. (2009), existem vários tipos de Projetos,  muitos são planejados e elaborados pelas equipes pedagógicas, o Projeto de Informática, da Biblioteca da divisão do livro didático etc... mas as estratégias pedagógicas que estão  em consonância com a Pedagogia de Projetos são aquelas que partem da construção coletiva, de um processo cooperativo,  trazendo  para o trabalho pedagógico um olhar para o aluno, considerando o  seu contexto  colocando-o como agente e protagonista das ações.
_______________________________________________







                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Professor Celso Vasconcellos

  “Relação professor-aluno na Educação Superior”. https://www.youtube.com/watch?v=Uo-0QQ1kBD8 O Prof. Celso Vasconcellos, fala com muita propriedade, sobre a importância da afetividade no exercício da profissão. Mostra também,  que os  professores tem, no mínimo, quatro grandes alegrias: Exercem uma atividade extremamente relevante; acabam se tornando especialistas em relacionamentos humanos; lidam o tempo todo com a aprendizagem, inclusive as próprias e são aqueles que exercem a atividade de ensinar... O Prof. Celso Vasconcellos, sugeri que os professores experimentem  as grandes alegrias da docência. Segundo ele é exatamente isso que segura um projeto de vida. O professor é um privilegiado por experimentar em sua vida tantas experiências positivas.

16 dicas de como compartilhar um projeto

Confira abaixo as 16 dicas dos professores da DRE Itaquera sobre como compartilhar projetos de protagonismo infanto-juvenil: http://porvir.org/16-dicas-de-como-compartilhar-um-projeto/

Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem

O Instituto Claro coloca à disposição em seu site  https://www.institutoclaro.org.br/  a interessante cartilha   Tecnologias na Escola - como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem .  O material é uma iniciativa do instituto com o  Projeto Cultural Fronteiras do Pensamento  e autoria de Carlos Seabra. Acessem pois essa  cartilha mostra alguns pontos básicos dos usos das tecnologias, como fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca; mostra também dicas sobre edição de vídeos, uso de textos e imagens, jogos, arquivos de som (podcasts), q uadros com explicações de conceitos da internet e da educação com tecnologia.  O material é gratuito e  está disponível em formato pdf.